Saque no cartão de crédito: Como fazer e que cuidados tomar

Por Redação IQ 360

Todos nós temos algumas pequenas emergências vez ou outra. Falta dinheiro para um exame que só pode ser pago à vista, você ficou devendo para alguém e precisa pagar sem falta… Qual é então a solução para ter esse dinheiro “vivo” em mãos? Você apela para um familiar? Ou para o famoso saque no cartão de crédito?

Sacar dinheiro com cartão de crédito é muito fácil. Basta ir até um caixa eletrônico, selecionar saque, a função crédito, e “voilá!”, você terá dinheiro em mãos. Mas será que é uma opção vantajosa para você? Acompanhe este artigo que vamos lhe mostrar os prós e contras.

Como ser aprovado no cartão de crédito

Aprenda já como com o material do iq

E-mail enviado com sucesso.

Todos os cartões de crédito permitem saque?

A maioria dos cartões de crédito permite a realização de saques. No entanto, o valor para essa retirada varia de acordo com o limite do seu cartão, sendo somente uma pequena parte dele disponibilizada para saque. Todos esses valores – limite total e limite para saque – dependem do seu contrato com a operadora e banco.

Portanto, se você pretende sacar dinheiro com cartão de crédito, leia atentamente o valor mensal possível de ser retirado e, principalmente, tarifas e juros que incidem nessa operação.

Como fazer o saque de dinheiro com cartão de crédito

Para sacar dinheiro com cartão de crédito, basta se dirigir aos mesmos caixas eletrônicos onde você faz os saques com o cartão de débito, utilizando a sua senha, que é a mesma que você usa para a função crédito (que, muitas vezes, também é a mesma para a função débito).

Alguns bancos também possibilitam que, em vez de sacar o dinheiro, você o transfira para sua conta corrente, com as mesmas taxas do saque.

No exterior, as taxas de saque são ainda maiores e, para realizar essa operação, é preciso entrar em contato com seu banco ou operadora para habilitá-la.

3 cuidados na hora de sacar dinheiro com cartão de crédito

1.   Olho nas tarifas!

As tarifas para sacar dinheiro com cartão de crédito são as maiores do mercado! Não é a mesma coisa que comprar algo com o cartão. No caso do saque (ou transferência para conta corrente), o banco age como se estivesse emprestando dinheiro para você. Assim, além da taxa de saque, que varia entre R$ 10 e R$ 25, aproximadamente, ainda incidem juros sobre o valor sacado, que giram em torno de 16%!

2.   Pense bem!

Por tudo que foi falado acima, pense muito bem antes de sacar dinheiro com cartão de crédito. Peça dinheiro emprestado para familiares, adie a compra ou a realize em algum lugar que aceite cartão de crédito. Mesmo realizando o saque somente uma vez, sua fatura pode vir bem acima do valor usual. E isso pode fazer com que você se endivide ainda mais.

3.   Pesquise!

Antes de adquirir um cartão de crédito, pesquise todas as suas tarifas, inclusive a de saque. Muitas pessoas acabam optando por determinado cartão por conta da baixa anuidade, mas esquecem de pesquisar o valor das outras taxas e tarifas. Tenha em mente que um banco sempre buscará o lucro e, portanto, como diz o ditado, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.