Fatura do Santander Free: tire todas as suas dúvidas

Por Redação IQ 360

O cartão de crédito Santander Free é um dos favoritos para usuários que procuram um cartão versátil, cheio de benefício e sem anuidade. Mas você sabe tudo sobre a fatura desse cartão de crédito?

O Santander Free oferece 40 dias para quitação da fatura, saque no crédito com valor descontado apenas na fatura posterior e pontos no programa Esfera, que podem ser trocados por descontos e outros itens em várias lojas parceiras do banco.

O cartão ainda oferece parcelamento em 24 vezes para dívidas no cartão, além de dar de presente a anuidade para aqueles consumidores que gastarem R$100 todo mês.

Ficou interessado? Então veja como você pode acessar a fatura do cartão mesmo sem ser correntista, descubra como interpretar cada item que vem no seu boleto e muito mais no artigo de hoje.

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

Como consultar a fatura do Santander Free?

O Santander Free é um cartão que está disponível tanto para correntistas do banco quanto para aqueles que não têm relacionamento com a instituição. Por isso, há duas maneiras de acessar a sua fatura do Santander. Confira o passo a passo para executar cada um desses acessos.

Acesso para não correntistas

Mesmo não tendo conta no banco, você pode consultar a sua fatura utilizando o app e o Internet Banking.

Pelo Internet Banking, tudo que você precisa fazer está nos passos abaixo.

  • Acesse o site do Santander e clique em “Acesso não correntista”.
  • Entre no Internet Banking utilizando o seu CPF.

No app “Santander Way” o procedimento é bastante parecido. Faça o download e a instalação do aplicativo no iOS ou Android e faça login com seus dados.

Pelo app há ainda outras funcionalidades, que fazem o seu cartão ser ainda mais interessante: o desbloqueio de cartão (seja titular ou adicional), verificação do saldo de bônus, habilitação para uso no exterior, solicitação de novo adicional, criação de cartão virtual para compras e pagamentos na internet, bloqueio temporário e suporte. O app ainda permite que você coloque a sua fatura em débito automático.

Acesso para correntistas

Agora, se você já tem conta no Santander, o procedimento para visualizar a fatura é ainda mais simples. Basta acessar a página do Internet Banking do Santander e fazer login, seguindo os passos abaixo:

  • Informe agência e conta + senha;
  • ou informe CPF + senha.

Vale lembrar que essa senha não é a mesma do seu cartão, mas a que você cadastrou no Internet Banking em uma agência. Se ainda não tiver feito esse procedimento, você não conseguirá acessar a fatura do cartão pelo menu da sua conta.

Depois de fazer o login, encontrar a sua fatura é muito fácil. Basta acessar o menu e clicar na aba cartões. Se tiver mais de um cartão, escolha o seu Santander Free no menu.

Offline

Você se encontrou em uma situação que não tem acesso à internet, mas lembrou que a fatura está quase vencendo? Não tem problema. O Santander oferece, nesse caso, duas opções para que você consiga ter acesso à sua fatura, mesmo offline: você pode telefonar para o banco ou visitar qualquer agência e solicitar uma segunda via.

Atrás do seu cartão de crédito, há um número que verificará a sua identidade e te dará acesso à segunda via da sua fatura. Se solicitar um código de barras, você poderá visualizá-la imediatamente.

Agora, se precisa da fatura completa para conferir como vão os seus gastos e se planejar financeiramente no mês seguinte, é só ir até uma agência. Atendentes e gerentes podem te ajudar com o processo e conseguirão uma segunda via impressa da fatura mediante comprovação de identidade (documento com foto).

Fatura do Santander Free: item por item

Agora que conseguiu acesso à sua fatura, é hora de entender o que está escrito nela. Veja item por item a fatura do Santander Free e entenda melhor os seus gastos:

Demonstrativo ou histórico de despesas

O tópico mais proeminente na sua fatura será o histórico ou demonstrativo. Ali, constarão todos os lançamentos da fatura, o valor de cada um deles, onde foram feitos e se foram parcelados. É no histórico que você encontrará outras informações, como taxas de parcelamentos anteriores ou juros.

Vencimento

O vencimento é a data máxima para enviar ao banco o valor referente à sua fatura. Se ele for ultrapassado, você terá que arcar com juros e multas salgadas.

Total da fatura

É no total da fatura que você visualiza o valor cheio do seu boleto. O ideal é sempre pagar esse valor completo, mas se você não tiver todo o dinheiro precisará ficar atento ao pagamento mínimo.

Pagamento mínimo

O pagamento mínimo é o menor valor que você pode pagar na fatura, mas ele não é vantajoso para o cliente. Mesmo que você precise pagar uma fatura apenas parcialmente, o mais indicado é que pague o máximo que puder e não o mínimo. Afinal, a dívida só será postergada até o próximo mês e se somará a novos gastos, juros e taxas.

Parcelamento da fatura

Quem ficou apertado pode considerar o parcelamento da fatura, uma proposta de financiamento que o banco envia mensalmente. Essa opção tem juros e você deve ficar atento a esse valor, pois ao final do financiamento pagará muito mais do que gastou.

Parcelas a vencer

Esse campo antecipa o valor que compras parceladas terão no seu orçamento no próximo mês. Ali consta tudo que compromete o limite do seu cartão, mas ainda não foi lançado como cobrança.

Encargos financeiros

Esse campo também consta em todas as faturas e ele mostra quais são as taxas de juros e multa praticadas pelo banco, caso haja atraso nos pagamentos ou pagamento parcial. Ali também está incluso o Custo Efetivo Total do cartão, que é o valor pago pelo rotativo.

Evite problemas com a fatura do cartão

Dívidas no cartão são um dos principais problemas que perturbam o sono do brasileiro. No final do ano passado, as taxas de inadimplência aumentaram, e o cartão foi um dos principais responsáveis pelo sufoco financeiro. Por isso, tomar cuidado com como utiliza essa ferramenta e buscar ajuda para aproveitar de todos seus benefícios é fundamental.

Se você está precisando de um help com as suas finanças pessoais, o iq pode te ajudar. Queremos que você tenha mais controle sobre o seu dinheiro e tome decisões financeiras cada vez mais lucrativas. Nossa ferramenta ajuda você a entender seus gastos, escolher o cartão mais indicado para o seu perfil e a aprender mais sobre finanças todos os dias, para construir seu patrimônio e aproveitar tudo que a vida tem a oferecer.

Conheça melhor nossas soluções e evite excessos na fatura no futuro!

Você sabia que o Brasil é o país que mais usa cartão de crédito na América Latina? Confira a pesquisa que o iq fez para mostrar como o cartão de crédito é importante no cotidiano do brasileiro.