O que é estorno no cartão de crédito e como solicitar

Por admin

estorno no cartão de crédito

O cartão de crédito tem se tornado a forma de pagamento preferida pelos consumidores, tendo em vista a sua praticidade, e por possibilitar a compra mesmo se a pessoa não tiver o dinheiro em mãos, basta ter um limite disponível.

Com isso, a quantidade de estorno do cartão de crédito tem aumentado, por se tratar de um procedimento usado para anular o lançamento de uma quantia por motivos de erro na compra, débito duplicado na fatura, defeitos no produto, fraude etc.

No entanto, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o estorno, por exemplo, seu funcionamento, como solicitar, quais são os prazos e demais questões.

Pensando nisso, elaboramos este post para esclarecer as principais questões sobre o assunto. Confira!

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O que é o estorno do cartão de crédito?

Trata-se de um procedimento realizado quando o cliente solicita a devolução de um valor pago por meio do cartão, por algum motivo que envolva problemas com o pedido. O estorno pode ser feito diretamente na loja física, no site no qual a operação foi realizada ou pela administradora do cartão.

O estorno faz com que o montante da compra seja registrado como crédito, anulando assim a transação. Por exemplo: Vamos considerar uma fatura total de R$ 1.500,00, em que é pedido o ressarcimento de uma compra de R$ 300,00. Esses R$ 300,00 aparecerão como crédito na fatura. Isso quer dizer que, ao invés de pagar R$1.500,00, ele vai pagar R$ 1.200,00, pois o estorno será descontado do valor total.

Como o estorno funciona?

O estorno do cartão de crédito é um direito do consumidor adquirido em diversas situações, como arrependimento de compra dentro do prazo, erro na quantia cobrada, cancelamento de vendas, cobrança duplicada, entre outras.

Esse estorno pode ser recebido de duas maneiras: em dinheiro ou em crédito direto na fatura. No caso de a opção ser o crédito, é possível demorar um pouco para receber o valor de volta, que pode demorar até duas faturas.

Por exemplo, se você pedir o estorno no dia 10 de setembro, mas a fatura fechou no dia 5, o valor pode aparecer apenas em outubro ou novembro.

Nos casos das compras parceladas, são estornadas somente as quantias das prestações já quitadas. Aquelas que estão para vencer são só canceladas, não sendo preciso nenhum tipo de crédito na fatura.

Como solicitar o estorno do cartão de crédito?

Existem várias situações que permitem a solicitação do estorno da compra. Conheça melhor sobre cada uma delas:

  • Desistência ou cancelamento da compra em estabelecimento físico: é importante ter em mente que o lojista não é obrigado a devolver o valor se não houver nenhuma irregularidade. Já que não existe arrependimento de compra presencial;
  • Erro na fatura de compra presencial: a loja deverá fazer o estorno e realizar uma nova cobrança. No caso de não resolverem, é possível solicitar para a administradora do cartão;
  • Fatura errada em compra online: é preciso entrar em contato com a loja e solicitar uma nova fatura da compra. Caso tenha algum problema, informe o ocorrido para a administradora do cartão;
  • Desistência ou cancelamento de compra online: há um prazo para arrependimento de compra de até 7 dias depois do recebimento do produto. Para isso, entre em contato com a empresa, que deverá ficar encarregada do retorno da mercadoria e do estorno do valor.

Entre as coisas mais comuns de acontecer estão as cobranças indevidas no cartão, muitas vezes ocorridas por algum problema nas maquininhas de cartão ou pela cobrança duplicada pela mesma compra. Nesse caso, a loja também deve efetuar o estorno a pedido do cliente.

Por esse motivo, é muito importante que o cliente esteja sempre atento ao momento de fazer as compras, para ter certeza que aqueles produtos são os que realmente deseja, pois caso o estorno não seja realizado, pode acontecer de ter que pagar o valor primeiro para depois receber sua restituição.

Qual é o prazo para que o estorno do cartão de crédito seja feito?

Para que o estorno do cartão de crédito seja contabilizado, são necessários, em média, 5 dias úteis. Nos casos das compras presenciais, o prazo começa a contar a partir do momento em que a loja é comunicada do erro.

Para a devolução de itens comprados pela internet, o prazo é contado a partir da hora em que o vendedor recebe a mercadoria de volta.

No entanto, como já foi dito, existem casos em que o estorno pode demorar até duas faturas, já que a o estabelecimento é que solicita o crédito para a administradora, ou o pedido é feito após o fechamento da fatura, fazendo com que o limite fique comprometido por um pouco mais de tempo até que o crédito seja lançado na fatura.

Como evitar as situações que exigem o estorno?

Existem alguns casos em que é possível impedir erros no registro da compra no cartão de crédito. Para isso, é preciso ter atenção e alguns cuidados. Por exemplo:

  • Se a compra for feita pela internet, averigue o valor final e quantidade dos itens no carrinho de compras antes de confirmar a operação;
  • Nos casos em que a compra foi realizada em lojas físicas, antes de digitar a senha verifique se o valor está certo;
  • Nas compras parceladas, tenha um cuidado a mais. Não observe apenas o valor que aparece na máquina de cartões, como também se o impresso no comprovante é condizente com o valor, já que, se o estabelecimento errar e realizar a compra financiada pela administradora, só será possível identificar por meio desse documento.

Conseguiu entender um pouco mais sobre o estorno do cartão de crédito? Antes de fazer o procedimento, é necessário averiguar se a situação está fundamentada para que o pedido seja feito.

Além disso, é muito importante ter atenção ao realizá-lo e observar alguns pontos, por exemplo, se a fatura já foi fechada, se a venda foi parcelada e ter o comprovante da transação, que servirá como prova em caso de algum problema futuro.

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