O que é estorno do cartão de crédito?

Por Redação IQ 360

estorno-cartao-de-credito

O estorno do cartão de crédito é o procedimento de pedir o cancelamento de uma compra para que o valor pago seja devolvido em forma de crédito na fatura. Dependendo do dia do mês em que o cancelamento foi solicitado, o valor é devolvido na mesma fatura.
Caso o cancelamento tenha sido pedido muito próximo da data de fechamento do cartão, é provável que você tenha que pagar pela compra e só no mês seguinte receberá o valor como crédito. Por exemplo, o valor da sua compra foi de R$ 50, verifique se na próxima fatura verifique se veio o desconto do valor (- R$ 50).
O pedido de estorno é feito diretamente no estabelecimento onde a compra foi realizada. Solicite um comprovante para ter uma garantia de que o pedido de devolução do crédito foi realizado.
Caso o lojista em que você realizou a compra se recuse a fazer o estorno, você pode solicitar à administradora do cartão que faça isso.

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

Estorno do cartão de crédito: quando pedir?

Você pode solicitar estorno em caso de arrependimento para compras online ou por telefone, erro ao fazer o pagamento (preço diferente do acordado ou anunciado e você só percebeu depois) ou compra indevida (cobrança errada e clonagem do cartão, por exemplo). No caso de suspeita de fraude, informe com urgência a administradora do seu cartão de crédito para que o mesmo seja cancelado.
Em caso de compra online ou por telefone, você tem até sete dias depois do recebimento do produto para desistir da compra. Neste caso, não é possível cancelar antes de receber o produto. Você terá de receber e depois devolver para a loja, que primeiro fará uma análise das condições da peça. Somente após esse trâmite que o estabelecimento pede o estorno à administradora do cartão. Ou seja, é bem provável que você terá de pagar pela sua compra para receber o dinheiro de volta algum tempo depois.
Dica do iq:
Para evitar dores de cabeça, é sempre bom pensar muito bem antes de comprar e ficar ligado no momento de realizar o pagamento. Em compras online, fazer sempre uma boa revisão de todos os dados antes de concluir o pedido. Em transações presenciais, observar o valor digitado no visor da maquininha.

Você sabia que o Brasil é o país que mais usa cartão de crédito na América Latina? Confira a pesquisa que o iq fez para mostrar como o cartão de crédito é importante no cotidiano do brasileiro.

As informações foram úteis?

5 / 5 (10 avaliações)