O que é DV da conta: entenda e saiba qual a importância

Por Redação IQ 360

Cartão GBarbosa

O Brasil possui mais de 500 milhões de cartões bancários circulando em seu território. Com tantas transações sendo rotineiramente realizadas, bancos e instituições financeiras são obrigados a criar medidas de segurança que contornem tentativas de fraudes e erros humanos. Os números impressos nos cartões têm esta exata função.

Presente na maioria dos cartões de débito e crédito, o Dígito Verificador (DV) é um dos algarismos que cumprem o papel de garantir a segurança das transações bancárias. Entenda no texto abaixo o que é DV da conta.

O que é DV da conta

O Dígito Verificador (DV) é um mecanismo de autenticação. Nos cartões bancários, é um algarismo que certifica se o número correspondente a uma agência ou conta é realmente válido – por isso também é conhecido como algarismo de controle. Cartões costumam ter um DV após o número da agência e outro DV após o número da conta.

Assim, nos cartões bancários o DV da conta é o número solitário que, gravado após o traço, está ao lado do número da própria conta bancária. Sua função é justamente a de confirmar a real existência da conta bancária em questão e evitar que sejam realizados depósitos ou transferências bancárias fraudulentas ou errôneas.

Por que o DV ou Dígito Verificador é importante

Utilizado não só em cartões bancários como também em documentos pessoais (como na carteira de identidade e no CPF), o Dígito Verificador é fundamental para certificar a legitimidade de um código numérico – como os correspondentes a agências e contas bancárias. Para o sistema bancário, o DV é uma medida de segurança indispensável.
Se alguém tenta realizar uma transferência bancária mas digita o número da conta destinatária de forma equivocada – trocando 6 por 9 ou 2 por 7, por exemplo – é o Dígito Verificador que impede que o dinheiro seja enviado para a conta errada ou para uma conta inexistente. Este sistema também é eficiente contra tentativas de fraudes.

Como identificar o DV

Agora que você já sabe o que é DV da conta, aprenda abaixo como encontrar o Dígito Verificador da conta no seu cartão bancário:

🡪 O design dos cartões varia segundo o banco: as informações sobre agência e conta – e seus respectivos DVs – costumam estar abaixo do número do próprio cartão;

🡪 A maioria dos cartões apresenta o número do próprio cartão (mais extenso) e, abaixo deste, os números da agência (à esquerda) e da conta (à direita);

🡪 O DV da conta é o algarismo solitário que está inscrito ao lado do número da conta bancária, após o traço.

Gostou do artigo? Acesse o site do iq para mais conteúdos sobre o assunto!