O que é Contactless e como usar essa tecnologia?

Por Redação

Você sabe o que é contactless? O significado da palavra já diz tudo: sem contato. Logo, contactless é uma tecnologia para pagamento por aproximação, que pode estar presente em cartões físicos (de crédito ou débito) e em dispositivos móveis (smartphones, tablets, relógios ou pulseiras, por exemplo).

Com esse recurso, basta aproximar o dispositivo do meio de pagamento (aparelho de cartão ou um smartphone) para realizar uma compra ou pagar uma conta de consumo.

A modalidade de pagamento ganhou vários adeptos nos últimos anos, pois o cliente 4.0. é mais exigente e requer comodidade e facilidade em suas experiências de consumo.

Além disso, é mais provável que os consumidores usem pagamentos contactless para transações em restaurantes, redes de fast-food, farmácias e mercearias, pois o limite de pagamento por transação sem senha se adapta perfeitamente ao ticket médio desses modelos de negócio (US$ 100 nos EUA, até US$ 35 na Europa e R$ 50 no Brasil).

Quer entender um pouco mais sobre a tecnologia contactless e como ela pode beneficiar seu negócio ou trazer mais agilidade para o seu dia a dia? Confira este artigo!

Como funciona o Contactless?

Basta escolher o dispositivo para pagamento mais adequado à sua necessidade: um cartão ou um celular, por exemplo, e aproximá-lo a um aparelho com leitor compatível com a tecnologia, geralmente uma maquininha de cartão ou mesmo outro aparelho celular.

A distância mínima é de 3 centímetros e a máxima de 10 centímetros — o que pode variar com o alcance da ferramenta usada ou disponível para leitura. Depois, o valor aparecerá na tela do dispositivo, e se o cliente usar um smartphone para pagamento, possivelmente precisará aprovar a transação pela própria tela do aparelho.

Cartões com a tecnologia contactless admitem o pagamento sem senha, mas a transação é discriminada no aplicativo bancário do cliente, em tempo real. Valores acima de R$ 50,00 exigem a senha do cliente, a diferença é que não será mais preciso inserir o cartão na máquina.

Quais são os tipos de transmissão Contacless?

A tecnologia NFC (Near Field Communication), nome dado ao contactless, admite algumas formas de transmissão:

  • Passiva: apenas um aparelho gera o sinal e reconhece assim o segundo dispositivo (nesse caso, o cartão físico de débito ou crédito);
  • Ativa: os dois aparelhos emitem sinais e por isso podem enviar ou receber os dados do consumo — smartphones, por exemplo;
  • Leitor e gravador: além de o aparelho reconhecer e ler as informações, ele tem a capacidade de alterar e gravar novos dados no cadastro do usuário, por exemplo, a recarga do bilhete único para usar o transporte público em São Paulo;
  • Peer-to-Peer: similar à tecnologia Bluetooth, em que dois aparelhos se comunicam com menor gasto de energia.

Quais são os aparelhos compatíveis com Contactless?

A tecnologia funciona em todos os sistemas operacionais — Android, iOS e Windows Phone, desde que esse recurso seja disponibilizado ainda na fabricação dos aparelhos e que tenham sido instalados aplicativos de confirmação de pagamento. O sistema ainda pode realizar leitura de códigos de barra e QRcode.

Além disso, o contacless pode estar presente no seu cartão bancário, basta conferir com o setor de atendimento do parceiro escolhido.

Já os estabelecimentos que desejarem realizar vendas com essa tecnologia, devem conferir se a máquina de cartão escolhida para fazer as transações é compatível com esse recurso.

É seguro usar a tecnologia Contactless?

A transação é segura, porque a transmissão acontece de um único dispositivo para o outro, ou seja, somente o aparelho receptor tem a autorização do pagamento e, mesmo assim, não tem acesso a senhas, saldos, extratos e outros dados confidenciais do aparelho.

A proximidade máxima requerida inibe a possibilidade de outros aparelhos identificarem o pagamento ou, ainda, comprometerem ou interferirem no sinal. Apesar disso, como qualquer transação que envolve dinheiro, é preciso muito cuidado nos casos de roubo ou furto dos aparelhos.

O valor máximo para pagamento sem senha minimiza a ocorrência de fraudes, pois as demais transações são multifatoriais: podem exigir até a autenticação manual por digitais. Outro elemento que garante a segurança durante os pagamentos são as notificações via aplicativo em tempo real.

Quais as vantagens do modelo de pagamento Contactless?

Além de facilitar as transações de venda e pagamento nos estabelecimentos, a tecnologia permite que as empresas expandam suas estratégias de digitalização de processos. A agilidade desse modelo pode solucionar um grande gargalo nas empresas: filas e níveis de qualidade das experiências de consumo insatisfatórios.

A empresa pode ainda:

  • Desburocratizar processos por meio do aumento da autonomia dos consumidores;
  • Reduzir custos a partir do aumento de eficiência, e com a possibilidade de não demandar funcionário para o processamento das vendas;
  • Fortalecer o engajamento dos clientes;
  • Maior segurança, com manipulação mínima de dinheiro;
  • Ter maior relevância com esse diferencial no mercado;

Quais os desafios do NFC?

Apesar de estar em constante crescimento em todo o mundo, inclusive no Brasil, o que motiva a produção de dispositivos integrados com a tecnologia, e do aumento busca dos usuários acerca das informações para consumo com o contactless, ainda há um grande desafio a transpor: a falta de confiabilidade dos consumidores no modelo de pagamento.

Para mudar o comportamento dos clientes, ainda será preciso disponibilizar conteúdos de divulgação e esclarecimento acerca da tecnologia, pois muitos ainda são receosos e preferem o modelo tradicional para viabilizar maior segurança em suas transações financeiras.

Apesar disso, a tendência é que o contactless tenha um crescimento exponencial e fomente o desenvolvimento de novas tecnologias wearables (vestíveis), dotadas do recurso e de outras funcionalidades que sejam capazes de minimizar o esforço do cliente e facilitar todas as suas experiências de consumo, para que tenham vontade de comprar com mais frequência e em valores mais altos.

Para garantir a expansão do contactless por todo o segmento do varejo, é preciso treinar adequadamente os atendentes e mostrar aos comerciantes que a tecnologia pode viabilizar a eficiência almejada principalmente para a redução dos custos operacionais.

Agora que você sabe o que é contactless, que tal se cadastre-se no iq e aproveitar ao máximo as vantagens da tecnologia para a efetivação de transações financeiras?