Cartões de crédito: entenda como funcionam

Por Redação IQ 360

Como funcionam os cartões de crédito

Cartões de crédito são a alegria para alguns e agonia para aqueles que se perdem no seu uso. É uma ferramenta de compra importante, porém é necessário fazer planejamento para não ter dor de cabeça no futuro. 

Assim, neste artigo saiba como funcionam os cartões de crédito, a diferença entre os cartões de crédito e débito, suas vantagens, taxas e benefícios.

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Quando surgiram os cartões de crédito

Há 100 anos, na década de 1920, existia uma prática nos Estados Unidos, onde alguns tipos de comércio, como bares e restaurantes ofereciam aos seus melhores clientes crédito na forma de um cartão. Este, na forma como é conhecido hoje, surgiu anos depois durante os anos de 1950, por causa de um restaurante da cidade de Nova Iorque.

O surgimento do cartão de crédito aconteceu pelo insight de um empresário depois de um descuido seu. Um empresário foi jantar em um restaurante com um grupo de amigos e, quando foi pagar a conta, percebeu que estava sem seus cheques e que também não havia nenhum dinheiro consigo. Seus companheiros também estavam desprovidos naquele momento.

A saída foi pedir ao dono do restaurante para pagar a conta no outro dia. Ele concordou, mas pediu para o empresário assinar sua fatura com as despesas da noite. Aí, ele percebeu que esta poderia ser uma nova forma de pagamento. No mesmo ano, 27 restaurantes espalhados pelos Estados Unidos já recebiam desta maneira, por meio de cartões de papel de aproximadamente 200 adeptos. Muitos eram amigos desse empresário.

Na mesma década, o cartão mudou do papel para o plástico e seu recebimento passou a aumentar. Em 1960, mais de 50 países já tinham essa forma de pagamento. O cartão chegou ao Brasil em 1956. Primeiramente apenas para compras à vista, pouco depois na modalidade crédito. Ele se consolidou apenas muito anos depois, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, com o lançamento do Plano Real e a força que a moeda brasileira começou a adquirir.

Como funcionam os cartões de crédito

Cartões de crédito são uma modalidade de empréstimo, onde os usuários possuem um prazo para pagamento de até 40 dias. Ao solicitar para uma instituição financeira, a pessoa terá ou não seu cadastro aprovado e, em caso positivo, receberá o limite de um crédito para comprar o que bem entender.

Com um cartão de crédito, o usuário pode fazer compras em uma ou mais parcelas (que podem ser passíveis de juros em alguns casos). Caso a compra seja parcelada, o valor tem que caber no limite recebido e o valor total é comprometido na hora da compra. Os valores das parcelas só são liberados a partir do momento em que a fatura for paga.

Também é possível participar de programas de fidelidade tanto da instituição financeira para a qual pediu o cartão como da bandeira a que ele pertence. O valor da pontuação do programa também é liberado à medida que cada fatura é paga.

Cada instituição possui uma maneira diferente de lidar com os pontos. Eles podem valer milhas aéreas, trocar por produtos no site da empresa ou no site de terceiros. É preciso ficar atento, quando participar de um programa.

Leia também: Como funcionam os cartões de crédito.

Principais tarifas cobradas no cartão de crédito

Este é um item para ficar bastante atento, pois são várias as tarifas que podem ser cobradas e elas variam em cada instituição financeira:

  • IOF – cobrado em cartões internacionais, quando compras acontecerem fora do país ou em sites estrangeiros, além da conversão do valor para o Real, é necessário pagar esse Imposto sobre Operações Financeiras.
  • Anuidade – é uma taxa cobrada todo ano pelo uso do cartão. Muitas instituições fazem a cobrança de forma mensal, mas é possível pagar de uma vez só.
  • Saque – cada vez que você sacar dinheiro do cartão, seja no Brasil ou no exterior, terá que pagar essa taxa.
  • Boleto Bancário – caso faça pagamento de boleto por meio do cartão, também terá que pagar uma taxa;
  • Avaliação emergencial de crédito – quando acontecem gastos que excedem o limite que o usuário tem disponível, vem esse tipo de cobrança na fatura.
  • Proteção contra roubo ou furto – Ela é colocada como opcional, mas é sempre bom lembrar, pois muitas instituições já incluem como parte das tarifas.
  • Segunda via do cartão – Ela funciona apenas em caso de perda, roubo ou furto.

Os benefícios dos cartões de crédito

Os cartões de crédito possuem muito mais do que os programas de fidelidade como benefício. Só o fato de permitir que as pessoas não saiam com os bolsos cheios de dinheiro para fazer compras já é uma boa ajuda. Então segurança é uma delas.

A seguir, veja como funcionam os cartões de crédito com outros tipos de benefícios: 

  • Fazer compras online, sem precisar usar boleto ou fazer transferência bancária;
  • Aprender a controlar os gastos;
  • Aproveitar descontos que são oferecidos em lojas, serviços ou lazer, como meia entrada em cinemas ou shows, por exemplo;
  • Algumas bandeiras ainda dão a opção de seguro viagem, seguro pessoal e outros tipos. Vale a pena consultar aquilo que o seu cartão disponibiliza.

Quais são cuidados ao utilizar os cartões de crédito

É muito cômodo ter um cartão de crédito, contudo é necessário ter uma série de cuidados para o uso. Assim, entenda como funcionam os cartões de crédito no quesito segurança:

  • Evite ter muitos cartões;
  • Não empreste o seu cartão a ninguém. A pessoa pode deixar de devolver o dinheiro gasto para você e o prejuízo é inteiramente seu.
  • Fique de olho no seu cartão durante as compras. Muitos cartões são clonados, quando os seus donos os perdem de vista.
  • Não informe sua senha a ninguém.
  • Use o cartão apenas em sites confiáveis, quando resolver fazer alguma compra on-line.
  • Evite pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura. Caso tenha algum contratempo, tente renegociar a dívida rapidamente.
  • Evite sair com o cartão de crédito de casa, se não está pensando em usá-lo.

O iq é uma startup do grupo Red Ventures que tem por objetivo ajudar as pessoas a entender sua condição financeira, ter um maior controle do seu dinheiro e realizar as melhores escolhas por meio de soluções digitais transparentes e seguras. 

Com o seu app, é possível ter conhecimento de todas as contas de casa durante o mês e também encontrar o melhor cartão para o seu perfil.