Como acumular milhas e viajar de graça

Por admin

milhas

Apesar de ser uma prática consolidada, muitas pessoas ainda se perguntam como acumular milhas de maneira simples e automatizada.

Essa é a forma utilizada para o embarque de milhares de passageiros diariamente e pelo mundo todo, que viajam sem gastar um centavo sequer com os tíquetes. Como isso é possível? Há diferentes maneiras de acumular milhas, todas elas com pontos em comum.

Esses programas nada mais são do que campanhas de fidelização, nas quais companhias aéreas e outras empresas se comprometem a contemplar o cliente com uma vantagem quando ele atingir uma meta pré-determinada de gastos.

Do cartão de crédito a programas de benefícios, tem como acumular milhas do jeito que mais combina com você, podendo usar os pontos para viajar de graça. Saiba mais a partir de agora!

As 9 regras do iq para maximizar seus pontos e milhas

Aprenda a utilizar melhor seus benefícios gerados pelo cartão

E-mail enviado com sucesso.

Como acumular milhas no cartão de crédito

Hoje em dia, é comum que empresas emissoras de cartões de crédito disponibilizem para seus clientes a possibilidade de acumular milhas a partir dos seus gastos mensais.

Esse serviço é geralmente oferecido de maneira gratuita pelos bancos, que transformam os gastos em pontos para comprar as passagens.

Em alguns casos, a equivalência entre as compras feitas nessa forma de pagamento e as milhas se dá por uma parceria entre a bandeira do cartão e algum programa de milhagem já existente.

Alguns bancos oferecem, ainda, opções de cartões que já vêm vinculados a uma empresa aérea, assim como também existem companhias que passaram a emitir seus próprios cartões de crédito.

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

Como acumular milhas junto à companhia aérea

Se tem como acumular milhas no cartão, também dá para fazer isso junto à companhia aérea de sua preferência. Inclusive, essa é uma das formas mais antigas de viajar de graça.

Cada empresa costuma ter suas próprias diretrizes para acumular os pontos, e é importante que o cliente memorize seu número de cadastro para inseri-lo sempre que for comprar uma nova passagem. Esse cuidado garante que os pontos daquela viagem sejam somados ao seu histórico.

O lado negativo desse formato é que, na maioria dos casos, não é possível transferir pontos entre programas de diferentes empresas do mesmo país.

Por outro lado, programas de aliança garantem que as milhas que você acumula em uma viagem da Delta Airlines, por exemplo, possam ser aproveitadas para comprar passagens da Gol ou da Air France.

Como acumular milhas em programa de milhagem

Também tem como acumular milhas a partir de programas especializados. Esses, aliás, são uma alternativa das mais modernas, que vem ganhando força no Brasil nos últimos anos.

Em destaque, temos alguns nomes como Multiplus, Dotz, KM de Vantagens, Smiles e TudoAzul. Dentre os exemplos, existem aqueles que trabalham exclusivamente com milhas para passagens aéreas utilizadas em voos domésticos ou internacionais.

Outros, mais amplos, funcionam como programas de benefícios, cujos pontos podem ser trocados por descontos em diversos serviços e produtos de sua rede de parceiros.

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo portal de viagens Melhores Destinos, com mais de 68 mil usuários, apontou a TudoAzul como a melhor opção entre os brasileiros, seguido pelo Smiles.

Dicas para escolher a forma de ganhar milhas

Ao chegar até aqui, você já sabe como acumular milhas. Mas, talvez, esteja em dúvida sobre o formato ideal para o seu caso.

Na hora de decidir entre uma das três opções apresentadas, é preciso refletir bem sobre quais são as suas necessidades e os seus hábito de consumo. Ainda que exista uma infinidade de resenhas na internet, você é o único que pode responder qual tipo de programa traz mais vantagens na sua vida.

O que podemos fazer é trazer dicas que vão ajudá-lo em sua tomada de decisão. Confira quais são elas!

1. Defina seu destino

A primeira definição antes de escolher como acumular milhas é qual será o seu objetivo com a participação em um programa do tipo. Por exemplo, se você quer milhas para fazer uma viagem nacional, a melhor escolha será diferente de outra, cujo foco é comprar passagens baratas para voos internacionais.

E, ainda que seu destino seja internacional, o melhor programa de milhas para companhias europeias pode não ser o mesmo para voos para a Ásia, por exemplo.

2. Avalie as vantagens

Se você optar por um programa de milhas que oferece vantagens em outros tipos de serviços, é importante comparar bem cada um. Procure entender quais são os serviços que você consome com maior frequência para procurá-los dentro das parceiras do programa.

Assim, a sua economia será maior.

3. Escolha de acordo com seu estilo de vida

O modo como o programa de vantagens gera as milhas também deve ser considerado na sua escolha. Assim, não adianta muito escolher opções que só devolvem pontos para viagens aéreas se você voa uma vez ao ano, quando muito.

Pense no seu estilo de vida para escolher a alternativa mais vantajosa, de acordo com seus hábitos de consumo.

4. Confira a validade das milhas

Outra dica valiosa para quem viaja com pouca frequência é ficar de olho na validade das suas milhas. Se esse for o seu caso, procure planos que ofereçam um prazo maior para a troca por passagens áreas ou outros benefícios.

Em geral, os programas oferecem um prazo de 12 a 36 meses para gastar os pontos acumulados – em alguns casos, mais exclusivos, eles são vitalícios.

O que você deve saber sobre acumular milhas

Você deve ter percebido que, na hora de escolher entre um e outro programa de vantagens, não basta saber como acumular milhas – algumas questões importantes devem ser levadas em conta.

Uma boa notícia é que alguns deles oferecem a possibilidade de transferir os pontos acumulados para que, assim, você consiga juntar as milhas de diferentes fontes em um só lugar.

Vai ser mais difícil conseguir fazer essa transferência entre concorrentes diretos, é claro. Mas já existem no mercado diversas parcerias entre empresas que podem ajudar nessa tarefa.

Também é possível comprar milhas com dinheiro para completar o valor de uma passagem aérea ou, ainda, pagar combinando o seu saldo de pontos com um valor em dinheiro.

São muitas as opções para quem deseja otimizar suas contas e garantir mais vantagens. Quem procura bem, com certeza, encontra aquela que melhor se encaixa na sua realidade.

Gostou das dicas sobre como acumular milhas? O iq ajuda você a ter controle do seu dinheiro e tomar as melhores decisões financeiras. Visite o site, baixe o app e comece hoje mesmo a construir um futuro melhor.