O que são Cartões Pré-Pagos e quais os modelos mais comuns

Por Redação IQ 360

Cartões pré-pagos: o que são e como utilizar

Cartões pré-pagos são uma modalidade em ascensão no país, geralmente utilizada por pessoas que não querem ter dor de cabeça com cartão de crédito e, assim, estipulam um valor para uso. Além disso, há pessoas que não têm conta bancária e, mesmo assim, preferem usar o dinheiro de plástico em vez da modalidade em papel.

Muitas pessoas ainda não conhecem esse tipo de cartão, apenas os cartões de débito e os de crédito. Os cartões pré-pagos trazem uma maneira fácil e prática de pagar as compras. Saiba o que são, como utilizar e seus principais modelos por meio deste artigo.

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no e-book iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito.

E-mail enviado com sucesso.

Cartões Pré-Pagos: o que são?

Um celular pré-pago é aquele que se compra o crédito para colocar no aparelho e usar durante determinado período de tempo, ou até quando o crédito durar. Já cartões pré-pagos o que são? Basicamente, a mesma coisa: um cartão que a pessoa adquire por meio de uma instituição financeira, compra um limite de crédito para usar por meio do cartão e segue com suas compras até que o valor termine.

Assim que o saldo for zerado, basta fazer uma nova recarga para que todos os benefícios disponíveis voltem a ser utilizados. A modalidade é permitida pelo Banco Central desde 2014 e, dessa maneira, as pessoas podem ter um valor determinado para gastar, sem a necessidade de uma fatura mensal.

Cartões Pré-Pagos: como utilizar?

Após adquirir o cartão pré-pago por meio da sua instituição financeira de preferência, basta carregá-lo com o valor disponível que você tenha determinado para o uso ou até mesmo com a carga máxima disponibilizada pela instituição. A partir desse momento, você pode fazer compras (exceto as parceladas), pagar contas, realizar saques na rede disponibilizada pela bandeira do cartão.

SAIBA+iq: Cartões pré pago o que são e como utilizar

Quais são os modelos mais comuns de Cartão Pré-Pago?

São diversas as opções de cartões pré-pagos como utilizar:

Para viagens – é mais seguro que o cartão de crédito tradicional, e você pode encontrar tanto para viagens nacionais, quanto aqueles para viagens internacionais e, para esta modalidade, é possível depositar o valor na moeda do país que você pretende visitar;

Para presentes – é uma modalidade de presente mais flexível, as bandeiras tradicionais são aceitas em praticamente todos os estabelecimentos comerciais e, dessa maneira, o presenteado pode adquirir algo que ele realmente queira ou tenha necessidade, sem dor de cabeça com trocas;

Para salários – o funcionário pode receber seu salário em um cartão, sem necessidade de ter que perder um dia com burocracias em banco para abrir uma conta no local em que a empresa mantém a sua, por exemplo;

Para o mundo corporativo – as empresas podem disponibilizar esses cartões para as despesas de cada setor, desde almoços a reuniões entre executivos, compra de material de papelaria, entre outros. Assim, fica mais fácil de controlar os gastos em vez de ter dezenas de reembolsos para realizar por mês;

Para mesadas – os pais podem controlar melhor os gastos das crianças e adolescentes dessa maneira. Assim, não é preciso desembolsar todo dia uma graninha para o lanche na escola ou aquele crédito para o jogo preferido. Dependendo da bandeira, é possível encontrar outras modalidades de cartões pré-pago, basta escolher a da sua necessidade.

Como Sacar Dinheiro com Cartão de Crédito Pré-Pago?

Saques com cartões pré-pagos podem ser feitos em caixas da rede de Banco 24 Horas por todo o Brasil, e cada bandeira ou instituição financeira disponibiliza, no momento da aquisição desse serviço, outras opções de locais onde o usuário pode realizar saques. O mesmo acontece para aqueles que adquirirem cartões de viagem para utilizar no exterior.

A diferença entre um Crédito Pré-Pago e um Cartão de Débito comum

Para ter um cartão de débito comum, a pessoa precisa ter uma conta bancária em seu nome, ou compartilhada, e crédito nessa conta para poder fazer compras ou pagamento. O cartão pré-pago não necessita de conta bancária para ser usado, e o usuário só terá disponível ali um valor determinado, ou seja, não terá outro até fazer nova recarga.

A pessoa que mantém um cartão de débito pode ainda ter o crédito em conta do banco, aquele valor do cheque especial, acabar se perdendo com os seus gastos e fazer o uso desse valor.

O iq em por objetivo ajudar as pessoas a entender sua condição financeira, ter um maior controle do seu dinheiro e realizar as melhores escolhas por meio de soluções digitais transparentes e seguras.