Cartão de crédito consignado: saiba o que é e se vale a pena ter um

Por Redação

Cartão de crédito consignado

Os cartões de crédito consignado apresentam benefícios que não são encontrados nos modelos tradicionais.

Pensando nisso, separamos, neste texto, tudo o que você precisa saber sobre cartão de crédito consignado e se realmente vale a pena ter um.

Qual a diferença entre cartão de crédito comum e cartão consignado?

Os cartões de crédito consignado se diferem bastante dos modelos comuns normalmente encontrados por aí. A principal diferença é na forma de cobrança. Enquanto no tradicional temos o boleto, que chega mensalmente com um valor mínimo e máximo de pagamento para quitar a fatura, o consignado opera de forma diferente.

Aqui, o valor mínimo é descontado diretamente do contracheque do usuário. Acontece que as parcelas do crédito ou empréstimo consignado são vinculadas ao salário do indivíduo. Dessa forma, o desconto é mensal e automático, além de contar com juros menores, já que esse modelo apresenta menos risco para as instituições financeiras.

Confira as principais diferenças entre o cartão de crédito consignado e o modelo tradicional.

Anuidade

A anuidade é uma taxa um tanto quanto controversa. Muitas pessoas questionam a sua finalidade e se recusam a pagá-la. Ela funciona como um meio de garantir a manutenção da conta e do cartão. Ainda assim, muitos deles vêm com ela diluída nas faturas anualmente.

Um cartão de crédito consignado, na maioria dos cenários, é isento dessa taxa. Como nesse modelo o banco conta com uma segurança maior contra a inadimplência, existem instituições que não cobram a anuidade dos seus clientes.

Limites de crédito

Existem diversos cartões de crédito que oferecem um limite considerável aos seus clientes, sem levar em consideração a renda mensal deles. Ainda que o valor seja um ponto que varia bastante de uma instituição financeira para a outra, os cartões consignados funcionam de uma forma diferente na hora de ter o seu limite determinado.

Como esse modelo de crédito funciona com vínculo ao salário do indivíduo, o limite também é proporcional a esse valor. Além disso, as instituições financeiras também consideram o prazo de pagamento.

Taxas e tarifas

As taxas e tarifas de cartões de crédito são um ponto que assusta muita gente. Perder o controle pode prejudicar seriamente a sua saúde financeira, principalmente quando o valor cobrado é muito alto. A média, nos modelos tradicionais, varia entre 12% a 15% ao mês, o que pode encarecer e muito uma dívida.

Já os cartões de crédito consignado contam com taxas mais em conta para o bolso dos clientes. Variando de acordo com o banco, elas ficam em torno de 3% a 3,5% ao mês. Assim, é possível evitar com que a bola de neve das dívidas não cresça a ponto de se tornar um grande problema.

Conheça os melhores cartões sem anuidade

Confira nosso guia completo! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Quais são os prós e contras de um cartão consignado?

Agora que você viu as principais diferenças entre o cartão de crédito tradicional e o consignado, separamos as vantagens e desvantagens desse modelo. Confira!

Vantagens

Um cartão de crédito consignado conta com a praticidade de ter o valor mínimo da fatura descontado diretamente do salário ou benefício do INSS do portador. Isso acaba facilitando todo o processo de pagamento para quem tem pouco tempo. Para conseguir um cartão desse, não é necessária uma consulta ao SPC/Serasa.

Além disso, como já falamos, as taxas são muito mais atrativas, evitando problemas com dívidas. Outro ponto de destaque é que é possível realizar saques normalmente, variando de acordo com o banco da sua escolha. Também, existem instituições financeiras que trabalham com programas de fidelidade, possibilitando acumular pontos para trocar por benefícios.

Desvantagens

Apesar das incríveis vantagens que o cartão de crédito consignado oferece, ele ainda apresenta alguns riscos que valem a pena prestar atenção. Apesar das taxas baixas, ter esse tipo de cartão abre margens para risco de endividamento. Dessa forma, é preciso ter controle financeiro para não se prejudicar futuramente.

Além disso, existem pessoas que podem desgostar do fato que o crédito consignado é descontado automaticamente. Por isso, apesar de ser vantajoso para alguns, outros podem ficar insatisfeitos com isso.

Quem pode solicitar um cartão de crédito consignado?

É importante ressaltar que apenas grupos selecionados podem contar com um cartão de crédito consignado. Assim, caso você esteja procurando a independência financeira e precisa de um, procure formas de encontrar o melhor tipo de cartão para as suas necessidades

A solicitação do cartão de crédito consignado vai depender se o solicitante é pertencente a algumas categorias únicas, como aposentados e pensionistas ou funcionários de empresas privadas. Por isso, é importante conferir com a instituição financeira de antemão, para se certificar se é possível fazer essa solicitação.

Como solicitar um

Para realizar a solicitação de um cartão de crédito consignado, além de documentos básicos, como RG, comprovante de residência, CPF, é necessário um a mais no processo. Para tanto, o interessado precisa também apresentar um comprovante de renda atualizado para conferir a disponibilidade do serviço.

Além disso, a solicitação desse tipo de cartão de crédito conta com algumas regras diferentes do modelo tradicional. Mesmo negativados são capazes de conseguir um cartão consignado, porém, só é possível emitir um por CPF. Outro ponto de destaque é que, aqui, não é realizada nenhuma análise de histórico de dívidas do cliente.

Saiba tudo sobre cartões de crédito

Ter uma linha de crédito é uma forma de ser independente financeiramente. Por isso, contar com o melhor cartão é certamente a liberdade que muitos procuram. O comparador de cartões é a forma mais segura e eficiente de encontrar exatamente o que você precisa.

Agora que você já sabe tudo sobre cartão de crédito consignado, procure contar com o auxílio de uma empresa especializada na hora de organizar as suas finanças. O Iq conta com ferramentas que permitem você aproveitar ao máximo os seus cartões, evitando contas atrasadas e dívidas.