Empresário, saiba como funciona e por que ter um cartão corporativo

Por Redação IQ 360

Bradesco-Elo-Grafite

Em busca da excelência em sua gestão financeira, as empresas de todos os ramos e tamanhos lançam mão das mais variadas ferramentas que possam auxiliar no desafio de manter as contas em dia. E o cartão corporativo é um dos instrumentos mais eficazes para fazer esse controle.

Em maior ou menor escala, ele pode auxiliar a controlar o fluxo de caixa, ajustar despesas e melhorar o planejamento financeiro do negócio. Precisa, porém, ser utilizado com método e parcimônia para realmente apresentar resultados.

Neste post, vamos explicar de forma detalhada como funciona o cartão corporativo, quais as suas vantagens e dar dicas de como ele deve ser utilizado para realmente melhorar a gestão financeira da empresa.

Facilidades do cartão de crédito

A competitividade do mercado de cartões de crédito garante aos consumidores uma série de benefícios, com mais crédito e menos tarifas. Utilizado com planejamento, o cartão de crédito pode se tornar um importante aliado na organização das finanças pessoais.

Esses benefícios se estendem também às empresas. Desafiadas a melhorar a qualidade dos seus gastos, elas encontram nos cartões corporativos um instrumento para organizar o orçamento mantendo o controle de suas despesas.

Qual a diferença entre cartão de crédito comum e o cartão corporativo?

Basicamente, o funcionamento do cartão de crédito comum e o cartão corporativo é semelhante, já que é possível efetuar uma compra ou gasto imediato com pagamento posterior. Na empresa, porém, é possível estabelecer filtros e limites no gasto. O cartão pode ter seu uso limitado às despesas com alimentação ou combustível, por exemplo.

Quais as vantagens do uso dos cartões corporativos?

Os benefícios de se utilizar o cartão corporativo têm impacto direto da sua gestão financeira, entre elas:

Organizar gastos por áreas ou por colaboradores

Ao conceder ao gestor de uma área um cartão corporativo, a empresa pode se certificar de que o setor realizará apenas as despesas inerentes ao seu trabalho. Isso permite que se dê autonomia aos colaboradores, sem que a empresa perca o controle do que está sendo gasto.

Maior controle dos gastos

Com o uso dos cartões corporativos a empresa terá, no final do mês, um panorama detalhado de como estão sendo gastos os seus recursos, com baixíssimo risco de desvirtuamento das despesas, fraudes ou inconformidades.

Melhor gestão das despesas de viagem

O modelo tradicional de gestão das despesas das viagens dos colaboradores, baseado no reembolso dos gastos realizados, além de burocrático, é sujeito a falhas. Com o uso do cartão corporativo, o controle é mais eficiente e menos trabalhoso.

E o cartão corporativo do governo, como funciona?

O uso dos cartões corporativos ficou em evidência nos últimos anos, pelos questionamentos do seu uso pelo governo. A utilização da ferramenta por órgãos públicos tem, entre seus argumentos, facilidade na fiscalização, já que todos os gastos ficam registrados e podem ser auditados.

Além disso, o cartão corporativo é uma forma de agilizar a realização de despesas menores sem a necessidade de realização de processos licitatórios burocráticos.

Como usar o cartão corporativo da minha empresa?

Para que o cartão corporativo seja uma ferramenta realmente eficaz no controle das finanças da empresa, é importante que seja utilizado seguindo um planejamento com objetivos e diretrizes claras.

Os colaboradores que forem utilizar o cartão devem compreender qual o resultado que se espera do seu uso, as normas de utilização e as sanções que, eventualmente, poderão ser aplicadas caso as regras estabelecidas não sejam respeitadas.

Logo, é importante definir o regramento para o uso do cartão corporativo. Listamos abaixo algumas normas básicas para otimizar o uso da ferramenta.

Uso restrito às operações de débito ou crédito

Um dos principais objetivos do cartão corporativo é o controle de como estão ocorrendo as despesas da empresa. Assim, ao final do mês, basta verificar a fatura para saber exatamente para onde foram destinados os recursos.

Mas, para isso, a forma de pagamento deve ser limitada ao débito ou ao crédito. Os saques em dinheiro dificultam a identificação da despesa.

Definição da natureza das despesas

Ao conceder um cartão corporativo a um colaborador, é necessário definir o tipo de gasto que poderá ser efetuado com a ferramenta. Assim, há o controle das despesas (alimentação, viagem, hospedagens, combustível), concentrando-as no cartão.

Limite de gastos

É necessário que a empresa também estabeleça os limites de gastos que cada colaborador terá que respeitar ao usar o cartão corporativo. Gastos que excederem ao estipulado podem ser autorizados caso a caso pelo administrador da empresa.

Concessão dos cartões

A efetividade do cartão corporativo como ferramenta de controle financeiro depende da sua adequação às principais despesas da empresa. Isso passa pela definição de quem vai utilizá-lo. É preciso considerar quais áreas efetuam as principais despesas.

Controle das despesas

O uso do cartão corporativo não dispensa os demais controles de despesas essenciais para a o centro financeiro da empresa. Assim, o usuário do cartão precisa apresentar sua prestação de contas periodicamente, justificando os gastos realizados, mesmo que estes não extrapolem os limites previamente estabelecidos.

Quem pode solicitar um cartão Corporativo?

Cabe aos administradores da empresa a solicitação do cartão de crédito corporativo.

Como solicitar?

Independentemente do tamanho ou área de atuação, todas as empresas podem aproveitar os benefícios do cartão corporativo. O serviço precisa ser solicitado junto ao banco no qual a empresa mantém sua conta.

As condições e características dos cartões corporativos variam de acordo com o banco, mas geralmente são adequadas ao perfil da empresa.

Como você pode ver, a adoção do cartão corporativo pode trazer ótimos resultados para a gestão financeira da sua empresa, desde que seja utilizado de forma correta, com método e planejamento. Assim, pode se tornar um grande aliado dos gestores no momento das decisões financeiras.

Aliás, auxiliar pessoas e empresas a cuidar melhor de seu dinheiro e tomar as melhores decisões financeiras é a missão do iq. Por isso, ajudá-lo é sempre uma satisfação para nós. É com esse objetivo que desenvolvemos conteúdos como este.

Que tal aproveitar agora para conhecer o nosso comparador de cartões de crédito e descobrir qual melhor atende às suas necessidades?