Cartão Cecred: o que é e o que mudou após virar Ailos?

Por Redação IQ 360

Os cartões de crédito/débito oferecidos por cooperativas financeiras costumam ter as mesmas funções que os cartões de bancos comuns, mas tendem a apresentar anuidades mais baixas. Além disso, algumas cooperativas oferecem benefícios proporcionais ao quanto o associado usa os serviços.

Neste texto você vai saber mais sobre o cartão Ailos, antigo cartão Cecred, seu funcionamento e benefícios, além de saber como contatar o cartão do Sistema Ailos.

O que é o Cartão Cecred?

Com quase vinte anos de história, a Cecred, hoje Sistema Ailos, é uma das principais entidades cooperativas do país. Com atuação na região Sul, conta com 13 cooperativas e mais de 700 mil cooperados.

Entre os principais serviços oferecidos pelo sistema de cooperativas, está o cartão Cecred. Disponível tanto para crédito quanto para débito, o cartão permite saques ou pagamentos em caixas eletrônicos interligados do Sistema Ailos ou com os terminais do Banco24Horas, e oferece vantagens como participação no Programa de Recompensas.

Entenda: cartão Cecred virou Ailos

Em 2018, o Sistema Cecred passou a se chamar Ailos. A mudança se deu para diferenciar a marca de outras cooperativas com nomes semelhantes, a fim de facilitar a identificação visual de todas as cooperativas que fazem parte do sistema, e também para reforçar o propósito de economia colaborativa. Ailos vem de “ayllu”,palavra que denomina a base da sociedade Inca.

Na prática, a troca de nomes não trouxe grandes alterações para as cooperativas, cooperados e clientes do cartão Cecred – agora cartão Ailos, mas modernizou o atendimento por meio de soluções tecnológicas e integradas.

Como funciona o Cartão Ailos?

A Ailos oferece cinco modalidades de cartão para pessoa física e três para pessoa jurídica, que incluem desde os mais básicos até os mais completos.

Os cartões para pessoa física são:

  • Mastercard Débito: exclusivo na função débito;
  • Cabal Essencial: múltiplo e de abrangência nacional;
  • Mastercard Clássico: abrangência internacional e participação no Programa de Recompensas;
  • Mastercard Gold: possibilita a troca de pontos por produtos, serviços e passagens aéreas;
  • Platinum: o mais completo dos cartões Ailos para pessoas físicas, oferece pontuação diferenciada no Programa de Recompensas; troca de pontos por crédito na fatura, produtos e serviços das lojas parceiras ou passagens aéreas.

Já entre os cartões para pessoa jurídica, as opções são:

  • Empresas: cartão com abrangência internacional e participação no programa de recompensas;
  • Empresas Débito: cartão para compras simples do dia a dia;
  • Empresas Puro Crédito: modalidade ideal para gestão do negócio.

Além disso, o cartão Ailos oferece três formas de pagamento: débito automático do valor mínimo, débito automático do valor total, e boleto. Todas as movimentações podem ser feitas e acompanhadas pelo aplicativo Ailos Cartões.

Como pedir o Cartão Ailos?

O primeiro passo para solicitar o cartão Ailos é ser membro de uma das cooperativas que fazem parte do sistema. Depois é preciso escolher qual cartão deseja solicitar. É necessário comparecer a um posto de atendimento da cooperativa levando comprovante de renda, de residência e documento de identificação com foto.

A solicitação também pode ser feita pelo site da Ailos. Basta escolher a opção “Sou Cooperado” e informar alguns dados básicos para ser encaminhado a um atendente. Na mesma página, o usuário encontra uma opção “Não sou cooperado”, a partir da qual é possível solicitar a entrada no Sistema Ailos.

Gostou do artigo? Acesse o site do iq para mais conteúdos sobre o assunto!