Como cancelar cartão de crédito do Banco do Brasil (Guia)

Por Redação IQ 360

Pensando em cancelar o cartão de crédito do Banco do Brasil?

Um dos maiores bancos de varejo do país, o Banco do Brasil não permite o cancelamento dos cartões pelos seus canais digitais. Por isso, o correntista precisa entrar em contato por telefone ou se deslocar até uma agência presencial. 

Neste artigo, você vai entender como cancelar o cartão de crédito do Banco do Brasil com um guia simplificado.

É fácil cancelar o cartão de crédito do Banco do Brasil?

Não, cancelar o cartão de crédito do Banco do Brasil não é tão fácil, já que não é possível fazer essa solicitação pelo site ou pelo aplicativo.

Além dessa restrição, o banco não oferece, nos seus canais digitais, orientações de cancelamento para quem possui, por exemplo, um Ourocard Gold, e deseja cancelar o cartão.

Uma das explicações para essa dificuldade em cancelar o cartão de crédito do Banco do Brasil pode estar no fato de que, uma vez cancelado, é impossível reverter o processo. O cartão perde a validade e ninguém jamais poderá voltar a utilizá-lo.

Isso significa que, se você cancelar um cartão do Banco do Brasil e se arrepender, precisará solicitar um novo e estará sujeito à nova análise de crédito

Outra possível explicação para o empecilho colocado pelo banco está no fato de que, quanto mais difícil e trabalhoso for para o cliente o cancelamento do cartão, maiores as chances de ele cansar e desistir no meio do caminho. Essa não é, no entanto, a postura que se espera de qualquer instituição.

A única possibilidade que o Banco do Brasil oferece nos seus canais digitais é o bloqueio temporário do cartão, quando o cliente não reconhece uma compra feita em seu nome.

A seguir, vamos entender como cancelar o cartão de crédito do Banco do Brasil na prática.

Como cancelar o cartão de crédito do Banco do Brasil: passo a passo

Listamos um passo a passo simplificado para você cancelar o seu cartão de crédito do Banco do Brasil.

Reflita se vale a pena

O primeiro passo é refletir se realmente vale a pena cancelar o cartão de crédito do Banco do Brasil. Aqui, vale lembrar que as contas que já foram passadas no seu cartão continuarão a ser cobradas normalmente.

A diferença é que você não poderá fazer novas aquisições nem pagará novas anuidades.

Além disso, depois de cancelado, o cartão não pode ser recuperado. Portanto, a recomendação é não tomar a decisão de cabeça quente ou de forma intempestiva.

Se você está insatisfeito com as taxas, a anuidade ou os benefícios, uma possibilidade é negociar diretamente com o seu gerente de conta, para descobrir se eles oferecem alguma vantagem para você não cancelar o cartão.

Agora, se a decisão já foi tomada, vá em frente e escolha entre os dois próximos passos.

Cancele o cartão de crédito BB em uma agência física 

Uma das maneiras de cancelar o seu cartão de crédito do Banco do Brasil é visitando uma agência física – preferencialmente aquela onde está o gerente da sua conta. 

Ali, no atendimento presencial, você consegue fazer a solicitação e sai da agência com o cartão cancelado. Mas se prepare para uma possível argumentação por parte do gerente. É provável que ele vá expor benefícios do cartão para tentar convencê-lo a manter esse meio de pagamento.

Cancele o cartão de crédito BB pelo telefone

Outro canal para cancelamento do cartão de crédito do Banco do Brasil é o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, por telefone.

Os números são os seguintes:

  • SAC: 0800 729 0722
  • SAC deficiente auditivo/fala: 0800 729 0088.

Nesse caso, você vai precisar ligar e seguir o passo a passo informado, digitando os números referentes ao cartão de crédito e selecionando a opção de cancelamento, de acordo com a orientação da voz eletrônica.

Vá além do cartão de crédito do Banco do Brasil

Se você é correntista do Banco do Brasil, optar por um cartão de crédito do banco pode ser uma atitude lógica, já que o processo é facilitado e o pagamento da fatura também.

Mas, para quem deseja economizar e potencializar os benefícios oferecidos pelos cartões de crédito, é recomendável ir além

Pesquisando um pouco, você pode encontrar os melhores cartões sem anuidade e os melhores cartões para acumular milhas, por exemplo. Tudo depende do seu perfil de consumo e dos objetivos que tem para os seus cartões. 

Foi-se o tempo em que os cartões de crédito precisavam ser vistos com desconfiança pelos consumidores. Com a grande concorrência no setor e a transparência nas informações, você consegue ter mais de um cartão e, mesmo assim, manter as finanças sob controle, extraindo o melhor que cada produto pode oferecer.

Se você gosta de usar cartões de crédito e quer aumentar seus beneficios, vale a pena conhecer a plataforma do iq, que agrupa as suas contas fixas, como aluguel, luz e condomínio em um único cartão de crédito, para garantir que você não vai esquecer nenhuma data de vencimento. 

Além disso, aumentar o uso do seu cartão tende a proporcionar mais ganhos em pontos e milhas, mantendo as finanças em dia.