Antecipar parcela de cartão: quando vale a pena solicitar?

Por Redação IQ 360

É muito comum para o brasileiro parcelar suas compras, nem sempre por necessidade, mas por hábito mesmo. Por isso, para ajudar a organização financeira, as empresas de cartão de crédito começaram a oferecer benefícios para quem opta por antecipar a parcela de cartão de uma determinada compra.

Como funciona a antecipação da parcela?

A antecipação nada mais é do que pagar a parcela antes do prazo de vencimento estabelecido no contrato. Isso geralmente reduz os juros cobrados na compra. Algumas instituições dão até descontos para quem opta por antecipar a parcela do cartão.

Com isso, além de liberar o limite rapidamente, você pode diminuir o prazo de um pagamento caso tenha algum dinheiro extra e, assim, garantir uma tranquilidade financeira no futuro.

Como antecipar a parcela do cartão?

Para antecipar a parcela do cartão de crédito, entre em contato com a instituição financeira para solicitar o saldo restante da dívida e pedir a antecipação. Em muitos bancos já é possível fazer isso pelo aplicativo de celular. Verifique antes se existe a possibilidade de antecipação e se há algum benefício, como diminuição de juros ou descontos. Em seguida, veja quanto você quer e pode pagar.

É importante ressaltar que para antecipar as parcelas não pode haver dívidas anteriores. Dito isso, procure ter sempre registrados o que foi pago e os descontos aplicados.

Vale lembrar que esse é um direito do consumidor, e nenhuma taxa adicional pode ser cobrada por decidir pagar as parcelas com antecedência. O Código de Defesa do Consumidor, inclusive, dá direito a uma redução proporcional dos juros e encargos para quem antecipa o pagamento total do saldo devedor. Mas atenção: uma vez solicitada a antecipação, não há como voltar atrás.

O valor da antecipação virá na próxima fatura, mas se ela já estiver fechada, virá no mês seguinte da solicitação. Fique atento a um detalhe: pagar um valor maior do que o total da fatura não fará com que as parcelas da prestação sejam quitadas, somente deixará um crédito gradual nas faturas seguintes.

Quando antecipar a parcela do cartão?

Pelo aplicativo do banco você pode escolher “antecipar parcelas” a qualquer momento. Há também a possibilidade de entrar em contato com os canais convencionais 15 dias antes do fechamento da fatura.

Vale a pena antecipar a parcela do cartão?

É uma questão pessoal e vai depender da sua condição financeira. Se você tem algum dinheiro sobrando, precisa do limite liberado e vai ganhar algum benefício com isso, certamente vale a pena fazer a antecipação. Por isso, veja alguns prós e contras de tomar essa decisão:

Prós

  • Limite liberado rapidamente;
  • Ajuda a ter mais crédito aprovado ou aumento de limite quando precisar;
  • Diminui o endividamento e juros desnecessários;
  • Promoções e vantagens.

Contra

  • Caso aconteça um imprevisto, esse dinheiro poderá ser necessário (por isso tenha uma reserva de segurança).

Gostou do artigo? Então acesse o site do iq e confira outros conteúdos sobre cartões